sábado, 10 de março de 2012 -
0
comentários
CVMA 2012 EM DIRECTO NA RTC
Messi é o primeiro a marcar cinco na «Champions»
O internacional argentino Lionel Messi continua a bater recordes e desta vez passou a ser o primeiro jogador na Liga dos Campeões a marcar cinco golos numa partida.
Esse feito aconteceu na humilhação desta noite infligida pelo Barcelona ao Leverkusen (7-1).
O avançado já contabiliza 12 golos na presente edição da Liga dos Campeões.
8 DE MARÇO ASSINALADO NA ASSOMADA
Capacitar as mulheres chefes de família é o objectivo da iniciativa que junta cerca de 90 mães provenientes de todas as localidades do município da cidade do planalto
Praia, 7 de Março 2012 – O Dia Internacional da Mulher vai ser assinalado em Santa Catarina de Santiago com a realização de uma acção de formação em empreendedorismo, envolvendo cerca de 90 participantes provenientes de todas as localidades do concelho e é destinada a mulheres chefes de família
Praia, 7 de Março 2012 – O Dia Internacional da Mulher vai ser assinalado em Santa Catarina de Santiago com a realização de uma acção de formação em empreendedorismo, envolvendo cerca de 90 participantes provenientes de todas as localidades do concelho e é destinada a mulheres chefes de família
A iniciativa, promovida pela câmara municipal, começa dentro de instantes no Centro Paroquial da Assomada e a sessão de abertura é presidida pelo edil Francisco Tavares.
De referir que, amanhã, no mesmo local, pelas 11h30, irá ter lugar um encontro de Jorge Carlos Fonseca – que estará entre 8 e 9 de Março de visita ao município – com as mulheres de Santa Catarina de Santiago, integrado nas comemorações do dia mundial.
Idosos de Portugal podem acolher estudantes cabo-verdianos a baixo custo
A Fundação Porto Social, em parceria com a Federação Académica do Porto (Portugal), quer dar aos estudantes estrangeiros a oportunidade de frequentarem o ensino universitário sem gastar muito dinheiro. A iniciativa "Casa para quem estuda, companhia para quem precisa", do programa "Aconchego", convence os idosos que vivem só a alojar jovens universitários nas suas residências.
Duval Alexandre Santos, cabo-verdiano, finalista de uma licenciatura em Ciências Aeronáuticas entrou para o programa em 2009, quatro anos após a sua criação. O estudante vive com uma idosa de 85 anos e explica que a experiência é boa e recomenda que os outros colegas sigam o mesmo caminho, pois, entre as muitas vantagens os “beneficiários ganham uma família e poupam dinheiro”.
“Se não fosse uma experiência boa, não estaria nos últimos três anos na companhia de uma pessoa 60 anos mais velha. Tenho total conforto, um quarto e casa de banho individuais. A minha contribuição é de 25 euros e já ganhei uma nova família em Portugal”, conta o entrevistado ao asemanaonline, para quem as Câmaras Municipais e o próprio Governo poderiam ser os intermediários dos novos estudantes no programa “Aconchego”.
A crise teima em dar a cara...
Os trabalhadores da companhia aérea privada Halcyonair, que prestam serviço no Aeroporto Internacional da Praia, entregaram esta terça-feira uma petição à Direcção Geral do Trabalho (DGT) reclamando os cinco meses de salários que têm em atraso. No documento, os trabalhadores sublinham que todos possuem um contrato de trabalho com a empresa e estão em plena efectividade das suas atribuições profissionais.
Os signatários da petição dizem estar a cumprir rigorosamente os compromissos contratuais assumidos perante a entidade empregadora. Reconhecem os constrangimentos recentes de funcionamento e as suas consequentes repercussões na situação financeira da Halcyonair mas, frisam, a empresa não está a cumprir as suas obrigações contratuais para com eles, com manifestos prejuízos não só de ordem financeira, como também moral e psicológica, afectando a sua situação pessoal e familiar.
É que, acrescentam, apesar da legislação do trabalho dispor que o salário deverá ser pago até ao último dia útil do período a que respeita, nesta data, ainda não receberam o salário correspondente ao mês de Outubro do ano 2011. “O último salário que auferimos, o do mês de Setembro do ano passado, só nos foi pago no dia 23 de Dezembro 2011, desde essa data não vimos mais o nosso salário”, revelam.
Isso significa que, nesta data, esses trabalhadores estão com cinco meses de salários em atraso, correspondente a Outubro, Novembro e Dezembro de 2011 e Janeiro e Fevereiro de 2012. Solicitam, por isso, a intervenção da DGT junto da administração da companhia aérea visando regularizar a situação com a máxima urgência.
Apesar das dificuldades resultantes do não pagamento dos salários, estes trabalhadores mostram-se disponíveis para um encontro com a empresa, mediado pela DGT e com a presença do sindicato que os representa, o SITTHUR, para procurar uma solução negociada e de compromisso.
segunda-feira, 5 de março de 2012 -
0
comentários
Caboverdianos na Diaspora enaltecem a voz crioula
Na luta contra o crime
O NN apurou que o jovem, Ray, que participou no roubo de três galinhas e um galo foi para a prisão porque estava com pena suspensa. O individuo irá passar seis meses na Cadeia Central porque cometeu o crime no decorrer do período de suspensão. Por isso o juiz recorreu ao artigo 56º do Código Penal para revogar a suspensão da pena. Em detrimento dessa decisão, o arguido foi condenado a reclusão.
O NN apurou que Ray é reincidente na matéria de crimes por roubo, bem como já foi apresentado por diversas vezes aos juízos crimes para prestar o 1º interrogatório. E que na Procuradoria de São Vicente existe vários processos em fase de instrução onde o jovem é suspeito da prática de roubos na via pública.
Por outro lado aquando da leitura da sentença, o acusado tinha dez dias para recorrer da sentença. Passado o período de trânsito em julgado, não interpôs o recurso e passou a desafiar a justiça. Nestas circunstâncias o juiz emitiu um mandato de captura contra Ray porque estava a esconder-se para não ser encaminhado para a prisão.
Porém há cerca de duas semanas foi detido por um oficial da justiça na Ilha de Madeira. O funcionário do Ministério da Justiça cumpriu o mandato judicial e conduziu Ray para o Palácio da Justiça. Que posteriormente foi encaminhado para a Cadeia Central para cumprir a pena de seis meses de prisão.
A crise atingue jogadores caboverdianos em portugal
Djaniny e Marco Soares com três meses de salários em atraso no Leiria
Está difícil a vida dos cabo-verdianos Marco Soares e Djaniny na União de Leiria. Como se não bastasse ocupar o último lugar do campeonato português com apenas 15 pontos, os comandados de Manuel Cajuda recusaram treinar nesta sexta-feira, em protesto contra os salários em atraso. Mas os atletas garantem que não vão falhar o jogo de segunda-feira frente ao Olhanense.
“Foi uma decisão de todo o grupo, porque temos quase três meses de salários em atraso. Vamos a jogo segunda-feira e continuar empenhados a dar o melhor, como temos feito até aqui”, garantiu o capitão Patrick aos jornalistas, citado pela Lusa, confirmando que o plantel esteve reunido no balneário, durante cerca de uma hora, para debater a situação.
João Bartolomeu, presidente do U. Leiria, acusa entretanto a equipa técnica liderada por Manuel Cajuda de “instigar os jogadores a não treinar”. O dirigente, que se reuniu com Cajuda, diz ainda, citado pela Lusa, que a equipa técnica “só tem feito desestabilização” e assegura que o mês de Dezembro “já está pago”. “A transferência ainda demora alguns dias”, diz, a justificar o atraso.
Mas as críticas do dirigente leiriense não ficam por aqui. João Bartolomeu diz ainda que os jogadores simplesmente decidiram descansar, pois, a equipa está no último lugar e “alguns correm pouco”.
“Estão fartos de trabalhar, estão muitas horas ocupados durante a semana e ontem fizeram um jogo-treino duro. Como estão fartos de ganhar jogos e estão numa grande classificação, hoje decidiram descansar”, disse o dirigente, segundo a Agência Lusa, de forma irónica.
“Nunca mais contam comigo para tirar dinheiro das minhas firmas e pedir emprestado para pagar ordenados a jogadores. Não ponho lá mais nada. Se os jogadores tivessem moral para falar, se trabalhassem muitas horas, se tivessem grandes resultados desportivos, aí tinham muita razão. Estamos em último lugar e alguns correm pouco”, critica os jogadores do Leiria, entre eles os cabo-verdianos Marco Soares e Djaniny.
Polémica a volta da selecção de Cabo verde
Um tweet de um jornalista da BBC, Richard Fleming, sobre a ascendência dos jogadores cabo-verdianos que representam a selecção nacional está a gerar polémica entre os internautas crioulos, quer no microblogging Twitter, quer na maior rede social, o FacebooK.
Na sua pagina no Twitter, Richard Fleming escreveu: “Após a vergonhosa participação dos muitos estrangeiros da Guiné Equatorial na CAN’2012, parece que Cabo Verde e São Tomé e Príncipe estão a descer na mesma rota para qualificar-se para a CAN’2013”. O jornalista vai mais longe e diz ainda que as selecções estão “felizes” pela ignorância da FIFA sobre esta situação.
Mas rapidamente esta observação onde o experiente jornalista desportivo britânico deixa a entender que Cabo Verde tem mais jogadores estrangeiros que nacionais não caiu no agrado de muitos internautas. É o caso de Eder Semedo, que respondeu. “Aqueles que nasceram no exterior são filhos de imigrantes, Temos uma diáspora enorme. Faça alguma pesquisa”, mostra em tom de desagrado. Também o blogue "D tudo1pouco" escreve que o twett mostra total ignorância do jornalista sobre os jogadores e o futebol cabo-verdiano.
No Facebook, Francisco Cardoso diz que o jornalista está a falar sem saber. Afinal, considera, “se Cabo Verde pudesse contar com todos os seus nascidos no país e não naturalizados para outras selecções (como a portuguesa), certamente já teria feito muito mais além de eliminatórias e ’quase’-qualificações honrosas”.
Entretanto, o tweet já foi eliminado. Mas não sem antes Carlos Jorge Silva afirmar que o jornalista “deveria ter investigado primeiro antes de publicar informações falsas. Mas tudo bem, errar é humano. Não é primeira vez que jornalistas europeus fazem isso, aliás o objectivo deles é fornecer ao público europeu e mundial uma imagem errada de África. Raramente, ou quase nunca, mostram na media deles as coisas boas que existem na África”.
cabo verde no seu todo
Este blogger tem o obejectivo de levar a informaçao, a todos os internautas caboverdianos e nao so a todos que simpatizam ou simplesmente amam o que o e nosso, havera noticias sobre a realidade caboverdiana desde desporto, cultura, politica,entre outros mas focaremos mais na parte desportiva, Futebol . nu djunta mon pa um cabo verde mas forti ...
Subscrever:
Mensagens (Atom)