Um tweet de um jornalista da BBC, Richard Fleming, sobre a ascendência dos jogadores cabo-verdianos que representam a selecção nacional está a gerar polémica entre os internautas crioulos, quer no microblogging Twitter, quer na maior rede social, o FacebooK.
Na sua pagina no Twitter, Richard Fleming escreveu: “Após a vergonhosa participação dos muitos estrangeiros da Guiné Equatorial na CAN’2012, parece que Cabo Verde e São Tomé e Príncipe estão a descer na mesma rota para qualificar-se para a CAN’2013”. O jornalista vai mais longe e diz ainda que as selecções estão “felizes” pela ignorância da FIFA sobre esta situação.
Mas rapidamente esta observação onde o experiente jornalista desportivo britânico deixa a entender que Cabo Verde tem mais jogadores estrangeiros que nacionais não caiu no agrado de muitos internautas. É o caso de Eder Semedo, que respondeu. “Aqueles que nasceram no exterior são filhos de imigrantes, Temos uma diáspora enorme. Faça alguma pesquisa”, mostra em tom de desagrado. Também o blogue "D tudo1pouco" escreve que o twett mostra total ignorância do jornalista sobre os jogadores e o futebol cabo-verdiano.
No Facebook, Francisco Cardoso diz que o jornalista está a falar sem saber. Afinal, considera, “se Cabo Verde pudesse contar com todos os seus nascidos no país e não naturalizados para outras selecções (como a portuguesa), certamente já teria feito muito mais além de eliminatórias e ’quase’-qualificações honrosas”.
Entretanto, o tweet já foi eliminado. Mas não sem antes Carlos Jorge Silva afirmar que o jornalista “deveria ter investigado primeiro antes de publicar informações falsas. Mas tudo bem, errar é humano. Não é primeira vez que jornalistas europeus fazem isso, aliás o objectivo deles é fornecer ao público europeu e mundial uma imagem errada de África. Raramente, ou quase nunca, mostram na media deles as coisas boas que existem na África”.
0 comentários:
Enviar um comentário