segunda-feira, 19 de março de 2012 - 0 comentários

Você diz que é humilde, mas se exibe quando compra uma roupa de maior valor. Você diz que não liga pra beleza, mas passa maquiagem para se sentir bem. Você adora o frio, mas sempre põe um moletom pra ficar quente. Você acha estranho pessoas que cheiram mal, mas tem preguiça de tomar banho. Você odeia gente melosa, mas não cansa de dizer que ama alguém. Você adora o calor das praias, mas liga o ventilador pra não soar. Você se sente um lixo quando começa a chorar, mas se chateia com qualquer coisinha. Você se acha melhor que todas as pessoas, mas sempre comete o mesmo erro.

William Shakespeare
- 0 comentários

Girafa morre em zoo indonésio depois de comer 18 quilos de plástico para enganar a fome


O jardim zoológico de Surabaya, na Indonésia, possui a coleção de animais mais diversificada de animais de qualquer parque do sudeste asiático. Desde tigres e orangotangos de Sumatra, dragões de Komodo e uma grande variedade de aves. Só por isso, o zoo de Surabaya já merecia uma visita. Não fora, porém, o facto de esses animais estarem a viver na mais completa miséria, segundo o Time NewsFeed.


O parque acolhe cerca de quatro mil animais, alguns dos quais pertencentes a espécies em vias de extinção. Contudo, o zoo de Surabaya ganhou fama pelas péssimas condições em que são tratados os animais.

De acordo com um artigo do Trisnadi Marjan da Associated Press, morrem cerca de 15 animais por mês – um número que tem vindo a diminuir desde há dois anos -, vítimas sobretudo de doenças curáveis, de fome, falta de exercício físico e sobrelotação dos alojamentos.

Há duas semanas, a última girafa do zoo, Kliwon, de 30 anos, morreu depois de ter engolido um maço de plástico com 18 quilos. Durante anos, o animal alimentou-se com aquilo que conseguia encontrar e com o que os visitantes lhe atiravam.

Embora mortes como a de Kliwon não sejam raras em Surabaya – em 2010, o Jakarta Globe nomeou-o o “zoo da morte” -, a verdade é que a morte da girafa originou uma onda de protesto contra o governo por nada fazer para evitar estas situações.
- 0 comentários

QR Code

QR Code Smartphone

qrcode
sábado, 10 de março de 2012 - 0 comentários

CVMA 2012 EM DIRECTO NA RTC

http://www.rtc.cv/tcvdirecto/
quarta-feira, 7 de março de 2012 - 0 comentários

O video mais partilhado em todo o mundo...

- 0 comentários

Messi é o primeiro a marcar cinco na «Champions»



O internacional argentino Lionel Messi continua a bater recordes e desta vez passou a ser o primeiro jogador na Liga dos Campeões a marcar cinco golos numa partida.
Esse feito aconteceu na humilhação desta noite infligida pelo Barcelona ao Leverkusen (7-1).
O avançado já contabiliza 12 golos na presente edição da Liga dos Campeões.
- 0 comentários

8 DE MARÇO ASSINALADO NA ASSOMADA

Capacitar as mulheres chefes de família é o objectivo da iniciativa que junta cerca de 90 mães provenientes de todas as localidades do município da cidade do planalto


Praia, 7 de Março 2012 – O Dia Internacional da Mulher vai ser assinalado em Santa Catarina de Santiago com a realização de uma acção de formação em empreendedorismo, envolvendo cerca de 90 participantes provenientes de todas as localidades do concelho e é destinada a mulheres chefes de família
A iniciativa, promovida pela câmara municipal, começa dentro de instantes no Centro Paroquial da Assomada e a sessão de abertura é presidida pelo edil Francisco Tavares.
De referir que, amanhã, no mesmo local, pelas 11h30, irá ter lugar um encontro de Jorge Carlos Fonseca – que estará entre 8 e 9 de Março de visita ao município – com as mulheres de Santa Catarina de Santiago, integrado nas comemorações do dia mundial.
- 0 comentários

Fotos do novo estádio nacional situada na Achada S. Filipe.




- 0 comentários

Uma das famosas vozes caboverdianas

- 0 comentários

Idosos de Portugal podem acolher estudantes cabo-verdianos a baixo custo

A Fundação Porto Social, em parceria com a Federação Académica do Porto (Portugal), quer dar aos estudantes estrangeiros a oportunidade de frequentarem o ensino universitário sem gastar muito dinheiro. A iniciativa "Casa para quem estuda, companhia para quem precisa", do programa "Aconchego", convence os idosos que vivem só a alojar jovens universitários nas suas residências.




Duval Alexandre Santos, cabo-verdiano, finalista de uma licenciatura em Ciências Aeronáuticas entrou para o programa em 2009, quatro anos após a sua criação. O estudante vive com uma idosa de 85 anos e explica que a experiência é boa e recomenda que os outros colegas sigam o mesmo caminho, pois, entre as muitas vantagens os “beneficiários ganham uma família e poupam dinheiro”.
“Se não fosse uma experiência boa, não estaria nos últimos três anos na companhia de uma pessoa 60 anos mais velha. Tenho total conforto, um quarto e casa de banho individuais. A minha contribuição é de 25 euros e já ganhei uma nova família em Portugal”, conta o entrevistado ao asemanaonline, para quem as Câmaras Municipais e o próprio Governo poderiam ser os intermediários dos novos estudantes no programa “Aconchego”.
- 0 comentários

A crise teima em dar a cara...


Os trabalhadores da companhia aérea privada Halcyonair, que prestam serviço no Aeroporto Internacional da Praia, entregaram esta terça-feira uma petição à Direcção Geral do Trabalho (DGT) reclamando os cinco meses de salários que têm em atraso. No documento, os trabalhadores sublinham que todos possuem um contrato de trabalho com a empresa e estão em plena efectividade das suas atribuições profissionais.


Os signatários da petição dizem estar a cumprir rigorosamente os compromissos contratuais assumidos perante a entidade empregadora. Reconhecem os constrangimentos recentes de funcionamento e as suas consequentes repercussões na situação financeira da Halcyonair mas, frisam, a empresa não está a cumprir as suas obrigações contratuais para com eles, com manifestos prejuízos não só de ordem financeira, como também moral e psicológica, afectando a sua situação pessoal e familiar.
É que, acrescentam, apesar da legislação do trabalho dispor que o salário deverá ser pago até ao último dia útil do período a que respeita, nesta data, ainda não receberam o salário correspondente ao mês de Outubro do ano 2011. “O último salário que auferimos, o do mês de Setembro do ano passado, só nos foi pago no dia 23 de Dezembro 2011, desde essa data não vimos mais o nosso salário”, revelam.
Isso significa que, nesta data, esses trabalhadores estão com cinco meses de salários em atraso, correspondente a Outubro, Novembro e Dezembro de 2011 e Janeiro e Fevereiro de 2012. Solicitam, por isso, a intervenção da DGT junto da administração da companhia aérea visando regularizar a situação com a máxima urgência.
Apesar das dificuldades resultantes do não pagamento dos salários, estes trabalhadores mostram-se disponíveis para um encontro com a empresa, mediado pela DGT e com a presença do sindicato que os representa, o SITTHUR, para procurar uma solução negociada e de compromisso.
segunda-feira, 5 de março de 2012 - 0 comentários

Caboverdianos na Diaspora enaltecem a voz crioula

http://www.youtube.com/watch?v=m-9UzXpsbh0&feature=share
- 0 comentários

Na luta contra o crime

O NN apurou que o jovem, Ray, que participou no roubo de três galinhas e um galo foi para a prisão porque estava com pena suspensa. O individuo irá passar seis meses na Cadeia Central porque cometeu o crime no decorrer do período de suspensão. Por isso o juiz recorreu ao artigo 56º do Código Penal para revogar a suspensão da pena. Em detrimento dessa decisão, o arguido foi condenado a reclusão.



O NN apurou que Ray é reincidente na matéria de crimes por roubo, bem como já foi apresentado por diversas vezes aos juízos crimes para prestar o 1º interrogatório. E que na Procuradoria de São Vicente existe vários processos em fase de instrução onde o jovem é suspeito da prática de roubos na via pública.

Por outro lado aquando da leitura da sentença, o acusado tinha dez dias para recorrer da sentença. Passado o período de trânsito em julgado, não interpôs o recurso e passou a desafiar a justiça. Nestas circunstâncias o juiz emitiu um mandato de captura contra Ray porque estava a esconder-se para não ser encaminhado para a prisão.

Porém há cerca de duas semanas foi detido por um oficial da justiça na Ilha de Madeira. O funcionário do Ministério da Justiça cumpriu o mandato judicial e conduziu Ray para o Palácio da Justiça. Que posteriormente foi encaminhado para a Cadeia Central para cumprir a pena de seis meses de prisão.
- 0 comentários

A crise atingue jogadores caboverdianos em portugal


Djaniny e Marco Soares com três meses de salários em atraso no Leiria


Está difícil a vida dos cabo-verdianos Marco Soares e Djaniny na União de Leiria. Como se não bastasse ocupar o último lugar do campeonato português com apenas 15 pontos, os comandados de Manuel Cajuda recusaram treinar nesta sexta-feira, em protesto contra os salários em atraso. Mas os atletas garantem que não vão falhar o jogo de segunda-feira frente ao Olhanense.


“Foi uma decisão de todo o grupo, porque temos quase três meses de salários em atraso. Vamos a jogo segunda-feira e continuar empenhados a dar o melhor, como temos feito até aqui”, garantiu o capitão Patrick aos jornalistas, citado pela Lusa, confirmando que o plantel esteve reunido no balneário, durante cerca de uma hora, para debater a situação.
João Bartolomeu, presidente do U. Leiria, acusa entretanto a equipa técnica liderada por Manuel Cajuda de “instigar os jogadores a não treinar”. O dirigente, que se reuniu com Cajuda, diz ainda, citado pela Lusa, que a equipa técnica “só tem feito desestabilização” e assegura que o mês de Dezembro “já está pago”. “A transferência ainda demora alguns dias”, diz, a justificar o atraso.
Mas as críticas do dirigente leiriense não ficam por aqui. João Bartolomeu diz ainda que os jogadores simplesmente decidiram descansar, pois, a equipa está no último lugar e “alguns correm pouco”.
“Estão fartos de trabalhar, estão muitas horas ocupados durante a semana e ontem fizeram um jogo-treino duro. Como estão fartos de ganhar jogos e estão numa grande classificação, hoje decidiram descansar”, disse o dirigente, segundo a Agência Lusa, de forma irónica.
“Nunca mais contam comigo para tirar dinheiro das minhas firmas e pedir emprestado para pagar ordenados a jogadores. Não ponho lá mais nada. Se os jogadores tivessem moral para falar, se trabalhassem muitas horas, se tivessem grandes resultados desportivos, aí tinham muita razão. Estamos em último lugar e alguns correm pouco”, critica os jogadores do Leiria, entre eles os cabo-verdianos Marco Soares e Djaniny.
- 0 comentários

Polémica a volta da selecção de Cabo verde


Um tweet de um jornalista da BBC, Richard Fleming, sobre a ascendência dos jogadores cabo-verdianos que representam a selecção nacional está a gerar polémica entre os internautas crioulos, quer no microblogging Twitter, quer na maior rede social, o FacebooK.


Na sua pagina no Twitter, Richard Fleming escreveu: “Após a vergonhosa participação dos muitos estrangeiros da Guiné Equatorial na CAN’2012, parece que Cabo Verde e São Tomé e Príncipe estão a descer na mesma rota para qualificar-se para a CAN’2013”. O jornalista vai mais longe e diz ainda que as selecções estão “felizes” pela ignorância da FIFA sobre esta situação.
Mas rapidamente esta observação onde o experiente jornalista desportivo britânico deixa a entender que Cabo Verde tem mais jogadores estrangeiros que nacionais não caiu no agrado de muitos internautas. É o caso de Eder Semedo, que respondeu. “Aqueles que nasceram no exterior são filhos de imigrantes, Temos uma diáspora enorme. Faça alguma pesquisa”, mostra em tom de desagrado. Também o blogue "D tudo1pouco" escreve que o twett mostra total ignorância do jornalista sobre os jogadores e o futebol cabo-verdiano.
No Facebook, Francisco Cardoso diz que o jornalista está a falar sem saber. Afinal, considera, “se Cabo Verde pudesse contar com todos os seus nascidos no país e não naturalizados para outras selecções (como a portuguesa), certamente já teria feito muito mais além de eliminatórias e ’quase’-qualificações honrosas”.
Entretanto, o tweet já foi eliminado. Mas não sem antes Carlos Jorge Silva afirmar que o jornalista “deveria ter investigado primeiro antes de publicar informações falsas. Mas tudo bem, errar é humano. Não é primeira vez que jornalistas europeus fazem isso, aliás o objectivo deles é fornecer ao público europeu e mundial uma imagem errada de África. Raramente, ou quase nunca, mostram na media deles as coisas boas que existem na África”.
- 0 comentários

cabo verde no seu todo

Este blogger tem o obejectivo de  levar a informaçao, a todos os internautas caboverdianos e nao so a todos que simpatizam ou simplesmente amam o que o e nosso,  havera noticias sobre a realidade caboverdiana desde   desporto, cultura, politica,entre outros mas focaremos mais na parte desportiva, Futebol . nu djunta mon pa um cabo verde mas forti ...